terça-feira, 8 de novembro de 2011

E ai, rola afinidade?

Bom dia Amigas!!!

Falar sobre parentes é algo que envolve muitos sentimentos. Lembrar dos nossos pais, irmãos, aqueles tios e primos queridos. E os avós? Sempre ali para dar aquele mimo e denguinho... são os famosos “pais com açúcar”. Tem aqueles parentes também que fazemos questão de riscar da lista. Que em alguns casos, nem merece nossa consideração. Mas, não estou aqui para julgar ou entrar em méritos sobre os meus parentes. A questão é: e os parentes do meu noivo, como ficam nessa história?

Muitas frases são proferidas sobre essa relação, como “sogros e/ou noras não são parentes”, “cunhados se fossem bons, não começariam com...”, dentre outras. E pensando sobre isso no fim de semana, me bateu uma dúvida e também curiosidade sobre isso, e fui atrás de informações que pudessem esclarecer sobre tais questões.

Já dizia o velho ditado, quem procura, acha! Descobri que juridicamente nossos sogros e cunhados são nossos parentes por afinidade. Segue a definição:

"A afinidade surge da relação familiar decorrente do vínculo do casamento ou das relações entre companheiros em razão da união estável. É um vínculo derivado exclusivamente de norma legal, não havendo qualquer ligação de sangue. Aqueles que estabelecem uma relação por afinidade, na maioria das vezes, não possuem parentes consangüíneos, sendo um estranho ao outro.  Dentre os parentes por afinidade estão os sogros, pais dos sogros, avós dos sogros. Os enteados e seus filhos, as noras, os genros, os cunhados (irmãos do conjugue), tios, sobrinhos, primos e avós do conjugue. Esposa e marido não são parentes. São conjugues."

Ou seja, diante dessa explicação, os parentes de nossos conjugues, tornam-se nossos parentes por afinidade. Com isso, não é nada errado se referir aos parentes do seu companheiro como seus também, afinal, juridicamente eles são. E depois dessa dúvida esclarecida, me deparei com mais uma descoberta: uma vez seus sogros, para sempre serão! Sim, os seus sogros, mesmo que o casamento não dê certo ( é lógico que não isso que queremos e se Deus quiser, isso não irá acontecer! =) ), de acordo com a lei, “os vínculos de parentesco por afinidade entre sogra e genro não se desfaz com o rompimento do vínculo matrimonial que o constituiu. Desta forma, ainda que um homem se separe de uma mulher legalmente, permanecerá legalmente tendo a mãe de sua ex-esposa como sua sogra, inexistindo, em um nível legal, o termo “ex-sogra”. Vale afirmar que afinidade não gera afinidade, ou seja, o marido de sua cunhada irmã da sua esposa não é parente)”.

Sei que muitas que estão lendo isso podem ter consideração pelos parentes do seu noivo, independente de leis. Que antes mesmo de qualquer oficialização, já inserem e são inseridos como tal. E acredito que uma boa relação pode ser um passo enorme para a construção de uma família sólida, onde a união seja predominante.

Bem, depois da minha dúvida/curiosidade suprida, gostaria de saber de vocês, se vocês também tinham esse tipo de dúvidas e como é a relação sua e do seu noivo com as respectivas famílias?

Grande beijo!

Fã page: www.facebook.com/diariodenoiva
Twitter:@diariodenoivarj
Orkut: diariodenoiva@gmail.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom sempre tive mania de chamar as tias do meu noivo de tia,tioé coisa é tal....Continuo chamando minha ex-sogra de sogra ..pois ñ consigo deixar esse laço se romper pois forão pessoas que considero mais do que meus próprios familiares..."engraçado né"...mais é a pura verdade...Mais meu amorzinho...rsrsr elle ama meus pais ,agora eu já ñ suporto a mãe delle pois ella é contra ao nosso casamento..kkk tá sendo uma barra..mais ñ tem jeito um dia ella se acostuma.....Mais é isso ,elle ama meus pais é minha família também,agora ...a familia delle me ama é a mãe delle ñ ...mais né ném Jesus Cristo agradou a todos imagina eu...

Ingrid Arariba disse...

Com o tempo... acabamos por ter intimidade com alguns parente do futuro marido. Mas confesso, que quando eu casar, se isso acontecer um dia. XD Não quero muitos parentes do mesmo.
Ja "nossos amigos", que na minha opinião é a família que escolhemos, esses sim. Quero todos...
Beijuuuussss...

Postar um comentário

Compartilhe com outras noivinhas! Ficarei muito feliz!